quarta-feira, 26 de abril de 2006

A dura jornada da mulher moderna
É, minha gente, ser mulher, dona de casa e profissional não é mole não. Me avisaram, mas você sempre pensa: Eu posso lidar com isso. E pode mesmo. Mas não é fácil não. Quando as coisas estão bem, até que tudo bem. Mas quando você não está bem, com problemas, como ultimamente vem acontecendo comigo, é difícil ter disposição de encarar um tanque de roupa (tá bom vai, às vezes é uma máquina de lavar automática), mas mesmo assim, é difícil encontrar o pique para arrumar os armários, limpar a geladeira ou o fogão.
Quem me conhece, vai dizer: você tem uma secretária do lar. Tenho, lógico. Uma mulher moderna não vive sem ela. Mas tem coisas que só você sabe fazer. Como lavar minhas roupas: esta é uma tarefa que não delego pra ninguém. Só confiava na minha mãe pra fazer isso, mas perdi esta mordomia...hehehe...Pensando bem, será que ela aceita uma trouxona de roupa toda semana? Tô brincando, foi só um sonho repentino...
Vejam só a minha rotina resumida:
6:00 Abrir o olho e ajudar o marido a escolher a gravata do dia (eles nunca acertam muito as combinações)
6:45hs Acordo finalmente. Eu disse que só abria o olho as 6. Saio da cama. Considero esta tarefa a mais difícil do dia.
7:00hs: Tomo café e dou comida pra cachorra
7:30hs Banho e montagem para o trabalho (pentear cabelo, escolher roupa, sapato, bolsa, etc.)
Entre 8:00 e 8:15hs: arrumar a cama, recolher o cocô e o jornal de xixi da cachorra, recolher os brinquedos da cachorra, trocar a água da cachorra (essa cachorra tá me dando muito trabalho!)
Entre 8:30 18:00hs: Escritório. Aturar clientes chatos, brigar por dinheiro que não é seu, ficar irritada por causa de um e-mail, ficar esperando uma resposta do emprego novo, aturar chefe e gente chata. Nem todos, mas alguns são chatos mesmo. Nesse período costumo me divertir um pouco com os colegas. Somos seres-humanos também. Fico imaginando quantas coisas úteis poderia fazer neste período longo..hehehe
18:30: passar na padaria ou no supermercado, dependendo de como está a dispensa da casa. Tem dias que a geladeira é uma ilha deserta, cercada de água para todos os lados!
19:00: Chegar em casa, levar a cachorra pra passear, pentear a cachorra, dar comida pra cachorra, trocar a água da cachorra, limpar xixi e cocô da cachorra, levar as tranqueiras da cachorra de volta pro quarto.Essa cachorra...Minha mãe me avisou disso também...
19:40: lavar algumas roupas*, enquanto penso o que vou fazer para o jantar. Tarefa árdua. Cardápio balanceado, nutritivo, light e interessante todo o dia é impossível, você sempre acaba caindo no hot dog e no sanduíche de salame. * Pode haver variação da tarefa doméstica, conforme o dia.
20:00 - 21:00 Preparar um lanche pro marido e pra você que também é filha de Deus, recebê-lo com alegria, perguntar "como foi seu dia?", escutar os problemas, ter sempre uma resposta otimista na ponta da língua. O dia começa a ficar bom aí...Mas peraí, já é noite?!.
21:00 - 22:00 Lavar a louça da janta, tarefa que pode ser empurrada para a manhã seguinte.
Conversar com o maridão, brincar com a cachorra, namorar quando se tem disposição, dar um pulinho na internet, tentar escrever algo razoável no blog.
22:00 - 23:00 Arrumo mais alguma coisa pela casa, guardar roupas, passar um paninho básico. Me preparo pra minha caminha, banho, aproveito para ler algumas páginas do meu livro de cabeceira, ver um pouco de tv se for o caso.
23:30 24:00 Beijo de boa noite, te amo no ouvido (isso é bom!) e zzzzzzzzzzzzzzzzz
Ufa! Ainda preciso arrumar um espaço nisso tudo aí pra uma hora de academia, 3x por semana, claro. Preciso também de 15 minutos sem fazer nada (o tal do ócio criativo). Tente colocar os cuidados com um bebê daqui há alguns anos, e juro, que não sei como farei. Acho que toda mãe deve ganhar por magia (e merecimento) umas 5 horas extras no dia para conseguir lidar com tudo. Será esse o segredo?
Agora chega, já passei tempo demais no blog. Qual é a próxima tarefa mesmo?

Um comentário:

juliana disse...

gostei deste texto!!!
um beijo!!!