domingo, 23 de dezembro de 2007

É Natal

Eu adoro o Natal. Já gostei mais, quando era criança e a família era maior. Sempre era uma grande festa. O ano podia ser difícil, mas natal na minha casa era sempre farto. Até demais. Meu pai jamais deixou faltar a oração de Natal. Jamais. E, nas palavras simples, de um homem simples, sempre o agradecimento pela família, pela saúde e pela mesa farta. Assim foram todos os Natais de minha infância e da minha juventude. Até o dia em que meu pai fechou os olhos. Este o Natal mais difícil de todos.

Tenho boas lembranças do Natal. Não lembro de nenhum presente em especial, mas lembro de cheiros de farofa na panela, do peru assando, do meu pai obrigando os meus irmãos a comerem mais do que queriam. Lembro de algumas visitas engraçadas que meus irmãos levavam pra casa. Lembro da ansiedade de abrir os presentes, mas só depois da meia noite! Lembro de xeretar os presentes junto com a Juliana nas vésperas da comemoração. Lembro do Natal em que ela era pequena e penduramos a sua boneca do lado de fora da janela, e quando ela percebeu, acreditou que Papai Noel tinha passado por lá, voando em seu trenó, para deixar o seu presente.

O meu grande sonho, para natais futuros, é um dia comemorá-lo na minha casa. Com um filho, ou filhos, talvez. Minha mãe e minha sogra no papel de avós, a embalar as crianças. A pouca e amada família que me restou junto comigo. A família que eu ganhei de presente também. Sobrinhos, afilhados, com todos que a vida me presentear. E sentir a oração de meu pai pulsar dentro do meu coração.

Mas o Natal, na verdade, é o nascimento de Jesus Cristo, o que todos esquecem. O Deus-homem, que deu Sua vida por nós. Vamos celebrar o nascimento do menino Jesus. Lembrar toda a Sua jornada, a Sua dor, e nos espelhar em Seu exemplo. Dar graças a todas as coisas boas que Ele nos dá. Eu só tenho o que agradecer. E pedir perdão pelos meus erros.
Sim, Natal é época de renovação, de perdão, de um novo começo. Vamos tentar, mais uma vez, manter o foco, seguir o caminho de Jesus o ano inteiro, amando, perdoando, acolhendo.

Feliz Natal a todos!

Nenhum comentário: